quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

MESA REDONDA








No dia 20 de março de 2009, às 19h, aconteceu uma mesa redonda no auditório do Espaço UFBA/Irecê para os estudantes de Licenciatura em Música do Polo de Irecê. Os temas debatidos foram:
"A Importância da Música para a Formação Humana"
"Os Impactos do Curso de Música no Território de Irecê", e
"A Influência da Autoestima no Aprendizado"
O evento contou com a participação de:

Cynara Garcia Lago – Psicopedagoga e professora da Universidade do Sertão da Bahia, abordando o tema: “A influência da autoestima na aprendizagem”.
Rúbia Margareth Dourado de Oliveira Macedo Matos – Secretária de Educação de Irecê, falando sobre “Os impactos do curso de Música no Território de Irecê”.
Edineiram Marinho Maciel – professora de Arte-Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), apresentando o tema: “A importância da música na formação humana”.

A Mesa Redonda teve início com a bela apresentação do Tutor Local Felipe Rebouças executando o “Prelúdio da Suíte VI para Violoncelo”, de J. S. Bach, obra que faz parte do repertório de violão que será trabalhado no decorrer do curso.
Foi um momento especial de troca de experiências, vivências e de aprendizagens, em que houve a participação ativa dos estudantes, apreciando, questionando e colaborando com os seus conhecimentos.


Solange Maciel

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Fotos ( ENADE)



Mais fotos da viagem ( ENADE)







ENADE






No dia 7 de novembro os estudantes do Polo de Irecê viajaram 478km para fazerem o ENADE - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, no dia 8, em Salvador. Para driblar o cansaço, cada um/a contribuía com algo: humor, bolo, torta, piadas, brincadeiras e, claro, música. Assim, a viagem seguia mais amena, mesmo com a situação "triste" da estrada.

Nem mesmo a troca do pneu, na maior escuridão, desanimou o grupo. Muitos deram o apoio "físico" e outros, moral.

Depois da prova, fizemos o trajeto de retorno a Irecê. E como o tempo era escasso, nem mesmo pudemos ver o mar... Ficará para a próxima viagem, se Deus quiser.

Solange Maciel

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

TUTOR PARTICIPA DE ABERTURA DA DISSERTAÇÃO: Tertúlias Literárias e Dialógicas no Projeto Irecê


O Tutor Adriano Oliveira foi convidado pela Secretária de Educação de Irecê, Rúbia Margareth D. O. Macedo Matos, para fazer a abertura da apresentação de sua dissertação, ocorrida no dia 14/12/2009 no Instituto de Geo-Ciências da UFBA, no campus de Ondina.
Adriano emocionou a todos tocando a música Livros, de Caetano Veloso. E a secretária, Margô, já é mestra. Parabéns a ambos!

Solange Maciel

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Aviso

Caros alunos,

Realizaremos um expediente extra neste sábado (12/12), das 14h às 18h, para gravar os solfejos de quem não gravou até esta sexta-feira (11/12). Estudem bastante e compareçam!

Atenciosamente,

Felipe

Aviso

Pessoal, esta mensagem é para lembrá-los de responder à avaliação discente da UFRGS. É para todos alunos da Universidade, seja modalidade presencial ou a distância. Vá no portal do aluno (graduação) e responda às questões referentes a cada disciplina! Este tipo de avaliação é muito debatida e produtiva, pois norteia trabalho docente da Instituição. Abaixo o trecho da mensagem da Secretaria de Avaliação Institucional. Abraço!

Prezado Estudante,

Está disponível mais uma edição da Avaliação do Professor e da Disciplina pelo Discente, via on-line. O questionário pode ser acessado
no Portal do Aluno, através do menu:

ENSINO GRADUAÇÃO/ALUNO/Avaliação de Disciplinas

e ficará disponível para os alunos no período de 10/11/2009 até 12/01/2010.

A geração dos relatórios de avaliação de cada disciplina será automática e seus resultados poderão ser acessados pelos Estudantes, Departamentos,
Professores, COMGRADES, Núcleos de Avaliação das Unidades – NAUs e diretores das Unidades imediatamente após o encerramento desse período.

A sua participação é cada vez mais importante para consolidarmos este processo, garantindo que a UFRGS tenha informações sobre a avaliação das disciplinas numa base histórica regular.

Exerça o seu direito de avaliação, preenchendo o Questionário de Avaliação do Docente e da Disciplina pelo Discente!!

Atenciosamente,

Secretaria de Avaliação Institucional - SAI
Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

ENCONTRO DOS DIRIGENTES DO POLO 9 DA UNDIME



No dia 23/09 os tutores locais, Adriano e Felipe, fizeram a abertura e o encerramento do 1º Encontro dos Dirigentes do Polo 9 da UNDIME (União dos Dirigentes Municipais de Educação), evento que contou com a participação de representantes do FNDE e demais órgãos ligados à educação, além da presença de prefeitos e secretários municipais de educação do Território de Identidade de Irecê. Vale ressaltar que os tutores foram bastante elogiados pelo público.

Solange

O CURSO

O curso de Licenciatura em Música EaD faz parte do Programa de Pró-Licenciaturas II do MEC, oferecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Universidades parceiras (UFBA/UNIR/UFAL/UDESC/UFMT/UFES), conveniada com a Prefeitura Municipal de Irecê, através da Secretaria Municipal de Educação, buscando oferecer:

Formação consistente e contextualizada do educador nos conteúdos de sua área de atuação.
Formação teórica sólida e consistente sobre educação e os princípios políticos e éticos pertinentes à profissão docente.
Compreensão do educador como sujeito capaz de propor e efetivar as transformações político-pedagógicas que se impõem à escola.
Compreensão da escola como espaço social, sensível à história e à cultura locais.
Ação afirmativa de inclusão digital, viabilizando a apropriação pelos educadores das tecnologias de comunicação e informação (TIC’s) e seus códigos.
Estímulo à construção de redes de educadores para intercâmbio de experiências, comunicação e produção coletiva de conhecimento.

META

Tem como meta “A melhoria da qualidade do ensino musical nas escolas públicas brasileiras, por intermédio da ampliação das possibilidades de formação de seus professores” e terá a duração de nove semestres.

DIPLOMAÇÃO

Os egressos terão habilitação legal para o exercício da função de PROFESSOR DE MÚSICA nas séries finais do Ensino Fundamental e/ou no Ensino Médio.

DURAÇÃO:

O curso terá duração de quatro anos e meio, incluindo o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A carga horária é de 2895 horas (193 créditos) assim distribuídas: formação por interdisciplinas, sendo 1440 horas teóricas e 480 horas práticas, 405 horas em estágio, realizados na própria escola do aluno do curso; 210 horas de Atividades Complementares e Projeto Individual Progressivo, com 270 horas que culminam com o TCC.

EQUIPE PEDAGÓGICA:

A equipe pedagógica é composta por professores, tutores (da Universidade, Itinerantes e Locais), músicos de mídias digitais, atendendo a cerca de 700 alunos distribuídos por 14 polos, sob a responsabilidade de 11 municípios.

POLOS

Estão distribuídos por cinco Estados diferentes, dentre eles:

Ariquemes /RO
Porto Velho /RO 1
Porto Velho /RO 2
Salvador /BA
Cristópolis /BA
Cachoeirinha /RS 1
Cachoeirinha /RS 2
São Bento do Sul /SC
Itaiopolis /SC
Canoinhas /SC
Linhares /ES
Irecê-BA 1
Irecê-BA 2
São Félix /BA

COORDENADORA DO CURSO:


Professora Doutora Helena Muller de Souza Nunes

AULA INAUGURAL: um marco na história de Irecê

A Aula Inaugural ocorreu no dia 22 de abril de 2008, data festiva por ser o centenário do Instituto de Artes da UFRGS.
Em Irecê, o evento foi realizado no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, sendo aberto com um delicioso café da manhã, oferecido pela Secretaria de Educação, Esporte, Cultura e Lazer do município, temperado a muita música. Logo depois, aconteceu a videoconferência, simultânea com todos os pólos, da qual participaram o representante do MEC, o reitor da UFRGS e a coordenadora geral do curso de Licenciatura em Música EaD, professora doutora Helena Nunes. Também houve diversas apresentações artístico-culturais, como o coral composto pelos alunos do Polo, regido pelo professor José Coelho (UFBA), o artista Jadilson da Sanfona e os próprios músicos-alunos.
Ainda teve a presença de autoridades como o então Prefeito Municipal de Irecê, Dr. Joacy Nunes Dourado e do presidente da UNIPPI e também prefeito de Lapão, Hermenilson Carvalho, da secretária Municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer, Soraya Pereira Pinto Dourado, do Deputado Estadual José das Virgens, da Diretora da FACED/UFBA, Celi Taffarel, da coordenadora da Diretoria Regional de Educação – DIREC 21, Maria Conceição Araújo, da representante da UNEB campus XVI, Cenilza Santos e representantes dos mais diversos setores de Território de Irecê.
O evento foi um marco na história de Irecê e microrregião, tendo em vista a mobilização de vários setores da sociedade validando a importância do curso para os municípios envolvidos direta e indiretamente e por beneficiar a educação, essencialmente por fomentar a melhoria da qualidade de educação das escolas públicas do Território de Irecê.

Solange Maciel
Coordenadora do Polo

PRIMEIRO SEMINÁRIO INTEGRADOR

O primeiro Seminário Integrador (26 a 30/05/08) do curso de Licenciatura em Música EaD aconteceu no Espaço UFBA e foi um momento de esclarecimento de dúvidas, um exercício de alteridade e diversidade, de aprendizagem colaborativa e de aquisição e produção de conhecimentos. Um momento ímpar para instigar a reflexão sobre o percurso individual e coletivo dos alunos cursistas.
Foram momentos que contribuíram para a integração do grupo, para o exercício da maturidade intelectual e musical de todos, numa dinâmica que permitiu a interação, a troca, o conhecimento de habilidades individuais e como estas se harmonizam e se ampliam no coletivo.
Da Universidade Federal do Rio Grande do Sul vieram orientar o seminário a professora doutora Helena Muller de Souza Nunes, coordenadora geral do curso e o professor doutor Fernando Lewis de Mattos.

Solange Maciel
Coordenadora do Polo

SEGUNDO SEMINÁRIO INTEGRADOR



Ocorreu no período de 18 a 22 de outubro no Espaço UFBA/IRECÊ, contando com a presença da Tutora da UFRGS, Marília Felippe, e do professor de música – Professor Formador – Joel Barbosa (UFBA) como mediadores, orientadores e avaliadores dos alunos.
Durante os cinco dias de realização do evento os alunos apresentaram os trabalhos propostos nas Interdisciplinas de Espetáculos Escolares e Seminário Integrador, realizaram avaliação do curso, do Pólo, dos tutores e funcionários. Também tiveram uma revisão geral dos conteúdos trabalhados ao longo do semestre letivo, tiraram dúvidas, fizeram recuperações de Nível II, discutiram sobre o Plano de ensino de 2009 e até fizeram um luau.

Solange Maciel
Coordenadora do Polo

TERCEIRO SEMINÁRIO INTEGRADOR


O 3º SIP aconteceu no período de 13 a 17 de maio no Espaço UFBA de Irecê, e também no auditório do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães. Além dos estudantes, os Tutores Fábio Belo e Vanessa Parisi (Teclado), Adriano Oliveira e Felipe Rebouças (violão), alguns supervisores de estágio e toda a Equipe do Polo de Irecê estiveram presentes.

Solange Maciel
Coord. Polo

QUARTO SEMINÁRIO INTEGRADOR


Aconteceu no período de 12 a 16 de setembro, contando com a presença do professor Ricardo Bordini (UFBA), da tutora da Universidade, Paula Pecker, e do tutor visitante, Lucas Moura, dos tutores locais, da coordenadora local, do pessoal de apoio e dos estudantes.

Foram cinco dias de muitas aprendizagens e trocas de experiêcias, que, segundo muitos alunos, foi um dos melhores seminários do curso. O SIP ocorreu no Espaço UFBA de Irecê, e dentre outras atividades, contou com palestra, dinâmicas de grupo e jogos musicais; avaliações do curso, dos estudantes e do Polo; ensaios e apresentações artísticas e sarau.


Solange Maciel

Coord. Polo

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Comunicado

Caros alunos,

Repassamos para vocês algumas informações que recebemos da coordenação geral do curso:

Dos 452 alunos inscritos, apenas 11 faltaram ao ENADE. Isto implica dizer que pelo menos 441 continuam seriamente interessados em sua diplomação. Tal informação, ao chegarmos no final da primeira metade do curso e às portas de nossa avaliação para Reconhecimento do curso, é da maior importância. Com este dado, nos orgulhamos de estar abaixo dos 30% de evasão, o que ja seria considerado bom, para cursos superiores na modalidade à distância mediada pela internet.

Também o percentual de bolsas nunca foi tão alto como nos dois últimos meses, o que implica afirmar que alunos estão cumprindo suas tarefas de forma mais comprometida e frequente. E ao lado disto, com base em avaliações feitas pelos professores e em observações dos tutores, as participações tem melhorado em qualidade, considerando concisão, clareza, ortografia e volume de informações aprendidas.


Entretanto, as interdisciplinas práticas, em particular no que se referem à performance instrumental e à percepção (ditado e solfejo), ainda estão deixando a desejar e precisam melhorar. Ainda parece não estar suficientemente compreendido que tais conhecimentos não podem ser adquiridos em estudos intensivos; apenas a prática diária, sistemática, disciplinada e contínua pode solucionar dificuldades. E não adianta reclamar do método ou do professor!

É preciso que todos compreendam que estamos sempre abertos à críticas; mas não nos deixamos abalar por críticas de quem não cumpriu integralmente com a parte que lhe cabia. E a verdade pura e simples é que ninguém aprende a tocar um instrumento sem praticá-lo continuamente e em doses homeopáticas. Da mesma forma acontece com o desenvolvimento da percepção musical. E muitos alunos não estão estudando a parte musical prática suficientemente, e terão que assumir o risco de não chegarem à diplomação, caso não revertam a situação imediatamente.

Recentemente, a coordenação geral do curso esteve participando do 1º Evento Internacional da UAB, em Brasília, e também em algumas reuniões na UFRGS. Em todas estas ocasiões, a qualidade da formação foi seriamente apontada como nosso próximo passo. Então, vamos levar o curso cada vez mais a sério.

Boas reflexões e estudos.

Atenciosamente,

Tutoria e Coordenação do polo Irecê

Comunicado

Prezados Estudantes,

Tivemos nesta última semana a gratificante notícia de que o Colegiado do Departamento de Música da UFRGS votou unanimemente pela oferta permanente de um curso de Licenciatura em Música modalidade EAD, em caráter permanente. Isto mostra que todo o empenho da coordenação, dos tutores, professores, alunos e de toda a equipe do ProlicenMus está sendo reconhecido, mas também nos alerta que devemos ter mais zelo pela qualidade dos nossos alunos!


Portanto, reforçamos a necessidade de intensificarem seus estudos de instrumento e musicalização, pois a UFRGS preza muito pelo nível de compreensão e execução musical em seus cursos de música. Já foi dito algumas vezes e repetimos aqui: todos deverão tocar bem o seu instrumento e ter domínio dos conteúdos de música para obterem diploma de licenciados por esta instituição!


Relembramos aos que não realizaram o Estágio Curricular Supervisionado III, que esta atividade deverá ser realizada o quanto antes, pois é obrigatória a todos os alunos do curso. Quaisquer dúvidas com relação a este estágio, entrem em contato com a tutoria através deste email ou procurem Vanessa ou Verônica no polo. Todas as informações necessárias estão disponíveis para todos na plataforma do curso.

Atenciosamente,

Tutoria e Coordenação
http://musicapoloirece.blogspot.com
e-mail: tutoria.ufrgs@gmail.com