terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Comunicado

Caros alunos,

Repassamos para vocês algumas informações que recebemos da coordenação geral do curso:

Dos 452 alunos inscritos, apenas 11 faltaram ao ENADE. Isto implica dizer que pelo menos 441 continuam seriamente interessados em sua diplomação. Tal informação, ao chegarmos no final da primeira metade do curso e às portas de nossa avaliação para Reconhecimento do curso, é da maior importância. Com este dado, nos orgulhamos de estar abaixo dos 30% de evasão, o que ja seria considerado bom, para cursos superiores na modalidade à distância mediada pela internet.

Também o percentual de bolsas nunca foi tão alto como nos dois últimos meses, o que implica afirmar que alunos estão cumprindo suas tarefas de forma mais comprometida e frequente. E ao lado disto, com base em avaliações feitas pelos professores e em observações dos tutores, as participações tem melhorado em qualidade, considerando concisão, clareza, ortografia e volume de informações aprendidas.


Entretanto, as interdisciplinas práticas, em particular no que se referem à performance instrumental e à percepção (ditado e solfejo), ainda estão deixando a desejar e precisam melhorar. Ainda parece não estar suficientemente compreendido que tais conhecimentos não podem ser adquiridos em estudos intensivos; apenas a prática diária, sistemática, disciplinada e contínua pode solucionar dificuldades. E não adianta reclamar do método ou do professor!

É preciso que todos compreendam que estamos sempre abertos à críticas; mas não nos deixamos abalar por críticas de quem não cumpriu integralmente com a parte que lhe cabia. E a verdade pura e simples é que ninguém aprende a tocar um instrumento sem praticá-lo continuamente e em doses homeopáticas. Da mesma forma acontece com o desenvolvimento da percepção musical. E muitos alunos não estão estudando a parte musical prática suficientemente, e terão que assumir o risco de não chegarem à diplomação, caso não revertam a situação imediatamente.

Recentemente, a coordenação geral do curso esteve participando do 1º Evento Internacional da UAB, em Brasília, e também em algumas reuniões na UFRGS. Em todas estas ocasiões, a qualidade da formação foi seriamente apontada como nosso próximo passo. Então, vamos levar o curso cada vez mais a sério.

Boas reflexões e estudos.

Atenciosamente,

Tutoria e Coordenação do polo Irecê

Nenhum comentário:

Postar um comentário